logo-mini

Notícias

Porto Alegre abre Escritório de Apoio à Produção Audiovisual

Decreto assinado pelo prefeito José Fortunati (D) e secretário Luiz Fernando Moraes cria a Porto Alegre Film Commission Foto: Joel Vargas/PMPAPorto Alegre avançou no fomento a produções audiovisuais nas áreas de cinema, publicidade, documentários e novelas, entre outros. Por meio da criação do Escritório de Apoio à Produção Audiovisual – Porto Alegre Film Commission, instalado oficialmente nesta quarta, 25, a capital gaúcha reforça a atração de produções externas e locais e, ainda, turismo. O decreto de criação do escritório foi assinado pelo prefeito José Fortunati e pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.

Durante evento na Cinemateca Capitólio, também foi apresentada a marca da Film Commission e lançado o site www.portoalegrefilm.com, especialmente desenvolvido e que centraliza as informações sobre o mercado audiovisual local para orientar produtoras interessadas em filmar em Porto Alegre. A assinatura aconteceu durante o 2º Sul Audiovisual Market, evento que reuniu empresas do setor no Estado e clientes que representam canais de televisão nacionais e internacionais.

Para o prefeito José Fortunati, o escritório irá revigorar uma atividade reconhecida dentro do polo de cinema. “Porto Alegre já tem uma identidade muito forte nesta área, mas esta iniciativa se transforma em uma oportunidade de fomentar ainda mais o setor, dando um salto de qualidade, e ainda, atrair para a Capital empreendedores da área e turistas”, disse o prefeito, ao citar produções locais que levaram a imagem da cidade para o resto do mundo, como a série “Doce de Mãe”, produzida pela produtora Casa de Cinema de Porto Alegre, premiada como a “Melhor Comédia” no recente 43º Emmy Internacional, considerado o Oscar da TV mundial.

Durante evento, foram  apresentadas a logomarca, o site e o vídeo  oficial de promoção Foto: Joel Vargas/PMPAO movimento da cadeia do setor foi destacado pelo secretário municipal do Turismo, assim como o contingente de turistas que, potencialmente, podem vir a Porto Alegre. Moraes citou dados que indicam cerca de 40 milhões de pessoas que viajam pelo mundo em busca de destinos onde são realizadas locações, em especial para o cinema. “A Film Commission passa a ser não mais um projeto de governo, mas um projeto da cidade”, afirmou.

A luta antiga pela instalação do escritório foi lembrada pelo diretor da cinemateca e presidente da Fundacine, Beto Rodrigues. Para o cineasta, é uma alegria ver o escritório aberto – o 10º do país -, o que irá criar atrativos concretos para investidores. Rodrigues citou exemplos de sucesso com a Film Commission, como as da Bósnia e da Nova Zelândia, que teve um incremento de 5 mil % no turismo após as filmagens do longa-metragem O Senhor dos Anéis.

Divulgação – Após a assinatura do decreto foi apresentado o primeiro vídeo oficial da Porto Alegre Film Commission, feito para promover o potencial e a diversidade cênica da capital gaúcha para produções audiovisuais. Com duração de dois minutos, o vídeo é composto por trechos de filmes de curta e longa-metragem, documentários e peças publicitárias com locações em diferentes ambientes e cenários da cidade. Trata-se de uma produção colaborativa estimulada pela Secretaria Municipal de Turismo, com o auxílio do Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul, em que produtoras de forma voluntária cederam peças do seu acervo. São elas a Casa de Cinema de Porto Alegre, Clip Produtora, Guts and Films, MGN Producers, Panda Filmes e Zeppelin, que também fez a roteirização e edição final do vídeo.

Porto Alegre Film Commission – A organização destina-se a captar, coordenar e servir de agente facilitador para produções audiovisuais nacionais e internacionais na cidade nas áreas de cinema, publicidade, documentários e novelas, entre outras, promovendo o destino Porto Alegre para essas atividades e fomentando o turismo cinematográfico.

O processo de estruturação da Porto Alegre Film Commission foi iniciado em agosto deste ano pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), que aglutinou em torno do projeto 24 entidades dos setores audiovisual, turismo, comércio e serviços do Rio Grande do Sul e órgãos públicos municipais.


Sobre nós Mapa do site Fale conosco
Secretaria de Turismo de Porto Alegre
Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa
CEP: 90050-210
Porto Alegre/RS