logo-mini

Porto Alegre

Porto Alegre, um só lugar com todos os cenários.

Com seu jeito de pequena metrópole com 1,4 milhão de habitantes, Porto Alegre surpreende por reunir todos os cenários num só lugar, como um grande estúdio para produções.

Localizada no encontro de distintos sistemas naturais, a cidade tem uma geografia de paisagens e ambientes diversificados para uma variedade de locações.  Porto Alegre tem cenários urbanos e rurais, com morros e matas nativas; construções históricas e contemporâneas, assim como parques e um grande lago com praias e muitas ilhas.

A cidade vive as quatro estações do ano de forma marcantes, com seus climas, cores e luminosidades próprias. A noite é variada em ambientes requintados, alternativos, boêmios ou underground. O circuito cultural também é um ponto forte. Colonizada por imigrantes portugueses, alemães, italianos, afrodescendentes, entre outros, essa diversidade enriquece  a montagem de qualquer elenco.

Mão de obra qualificada na área de audiovisual, centros de excelência em formação técnica, um parque de produção atualizado e custos competitivos têm feito da cidade um dos principais polos de produção audiovisual no Brasil, e referência no mercado nacional de publicidade e de cinema.

Somando tudo isso, e mais a rapidez nos deslocamentos dentro da cidade, que fazem um dia de locações render muito mais, e o apoio da Porto Alegre Film Commission, a Capital gaúcha se revela como um grande destino de produções audiovisuais.

Não bastasse todos esses elementos, no entorno da cidade, a não mais de 150 Km, é possível ampliar a diversidade de opções na Serra Gaúcha, com cenários montanhosos, flora típica, cachoeiras, cânions e cidade bucólicas, e também nos cenários do litoral.

Informações Gerais

Informações
Fundação oficial: 26 de março de 1772
Localização: Latitude S – 30º / Longitude W – Greenwich 51º.
Capital mais meridional do Brasil.
Altitude: 10m
Área: 496,684 km2
Relevo: A cidade ocupa uma área de planície circundada por 40 morros que abrangem 65% da sua área. É limitada pela orla fluvial do lago Guaíba, de 72 quilômetros de extensão.
População:  1.409.351

Indicadores
IDH: 0,865 (Capital com os melhores índices de educação, longevidade e renda o Brasil/ONU 2000)
Expectativa de vida: 71 anos
Taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais (em %): 2,28

Serviços Básicos
Abastecimento de água adequado: 99,35%
Coleta de lixo adequada: 99,72%
Esgoto sanitário adequado: 93,9%
Existência de energia elétrica: 99,9%
Existência de medidor de energia elétrica: 99,2%

Clima/Temperatura local

O clima de Porto Alegre é subtropical úmido.  Apresenta as quatro estações do ano, embora por situar-se numa zona de transição tenha como característica a grande variabilidade dos elementos do tempo meteorológico.

Temperatura Média anual de 19,5ºC.

Outono (março a junho)
Entre 10ºC e 25ºC.

Inverno (junho a setembro)
Entre 2ºC e 20ºC.

Primavera (setembro a dezembro)
Entre 15ºC e 30ºC.

Verão (dezembro a março)
Entre 25ºC e 35ºC.

Localização/Conectividade

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul, estado localizado na fronteira com a Argentina e o Uruguai. Por sua posição geográfica, seja por ligação aérea ou rodoviária, é fácil e rápido chegar à cidade.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho é o 3º do país em fluxo internacional, atrás apenas de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro. Oferece conexão direta com seis destinos internacionais nas Américas do Sul, do Norte, Central e na Europa. São eles Lisboa, Miami, Cidade do Panamá, Lima, Buenos Aires e Montevidéu.

Porto Alegre está apenas a duas horas de voo de Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), São Paulo, Rio de Janeiro. A Capital possui conexão com 23 cidades brasileiras, 16 delas com voos diretos sem escalas. Além disso, rodovias federais ligam a cidade a outros estados do Brasil, ao Uruguai e Argentina. Por conta da proximidade com estes dois países, Porto Alegre se tornou ponto estratégico do Mercosul e o centro geográfico das principais rotas do Cone Sul, a parte meridional do continente sul-americano.

Confira:

Florianópolis: 455 km/ 1h em voo direto
São Paulo: 1.109 km/ 1h30 em voo direto
Rio de Janeiro: 1.558 km/ 1h45 em voo direto
Brasília: 2.082 km/ 2h50 em voo direto
Salvador: 3.044 km/ 2h50 de voo direto
Buenos Aires: 1.305 Km/ 1h35 em voo direto
Montevidéu: 800 km/1h30 em voo direto
Cidade do Panamá (como conexão aos EUA e Canadá): 7h10min em voo direto
Lisboa (como conexão para outros destinos na Europa): 10h50min em voo direto

Porto Alegre ocupa uma área relativamente pequena, por isso é fácil se deslocar dentro da cidade. O Aeroporto Salgado Filho fica a apenas 10 quilômetros do centro e o sistema de mobilidade urbana permite o deslocamento até a área central e hotéis em um tempo médio de 15 a 20 minutos.

Fuso Horário

O fuso horário de Porto Alegre é o mesmo de Brasília que é a hora oficial do país. Corresponde a menos três horas em relação ao Meridiano de Grenwich.

Horário de verão: No período compreendido entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro, o relógio nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste são adiantados em uma hora.

Idioma

Em Porto Alegre o idioma é o oficial brasileiro: português. Nas escolas é ensinado secundariamente o espanhol (latino) e/ou inglês (americano). Em algumas regiões também há o ensino do italiano, alemão e/ou francês.

Sobre nós Mapa do site Fale conosco
Secretaria de Turismo de Porto Alegre
Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa
CEP: 90050-210
Porto Alegre/RS